quarta-feira, 27 de junho de 2012

ENAPARTU - Encontro Nacional de Parteria Urbana 2012

Conheça o Núcleo de Parteria Urbana

O parto domiciliar é uma realidade cotidiana em várias partes do nosso país, mas carece de qualquer tipo de regulamentação, estudo e estatística oficial. Tanto nas comunidades longínquas do Norte como nos domicílios dos grandes centros urbanos, não temos ainda uma política governamental, nem profissional, que nos aponte os caminhos mais seguros e mais eficientes.
O Núcleo Nacional de Parteira Urbana da Rede pela Humanização do Nascimento (ReHuNa) foi criado com o objetivo não só de estudar a atual realidade brasileira na atenção obstétrica domiciliar urbana, mas também propor uma nova abordagem baseada em evidências e com respaldo técnico-científico de todos os setores da sociedade. Composto pelos profissionais que a Organização Mundial de Saúde considera… como qualificados para assistência ao parto (médicos da família, médicos-obstetras, enfermeiras-obstetras e obstetrizes), o Núcleo surge como mais um projeto da ReHuNa para viabilizar um novo modelo, holístico e transdisciplinar, de assistência ao parto no Brasil.
Além de abordar a questão do atendimento domiciliar ao nascimento, o Núcleo aposta na discusssão mais ampla da assistência, o que inclui a questão da segurança, do reconhecimento oficial, das transferências em tempo hábil, do atendimento contínuo nos hospitais, sempre encarando o parto sob seus aspectos físicos, emocionais, psicológicos, sociais e familiares.
Ana Cristina Duarte – Secretária Executiva do Núcleo de Parteria Urbana
Núcleo:
Coordenadora: Melania Amorim (PB)
Vice-Coordenador: Ricardo Herbert Jones (RS)
Secretária Executiva: Ana Cristina Duarte (SP)
Diretora de Divulgação Científica e Saúde Baseada em Evidências: Maíra Libertad (RJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário